Os impostos sobre as Empresas geram uma crença gigante: que numa Empresa se paga mais impostos do que em Empresário em Nome Individual!
Esta é uma das Crenças com que mais me deparo quando começo a trabalhar com um novo Cliente.
A RESPOSTA a esta crença é muito simples: DEPENDE!
Sim, depende de vários fatores, tais como:
- Quanto Faturas;
- Quais são os teus Custos;
- Fazes Vendas ou prestas Serviços?
- Tens colaboradores?
- O teu negócio é um part-time para ti? Ou trabalhas nele a tempo inteiro?
São tantas as variáveis que não há uma resposta absoluta! E atenção, pois a tentação de rotular os negócios é muito grande.
Posso dizer-te que quando inicias um novo negócio até é boa ideia começares como Empresário em Nome Individual, mas à medida que o teu negócio cresce, é melhor ponderares constituir uma Empresa. A não ser em casos como o mercado TVDE, em que a UBER obriga os parceiros a terem empresa constituída, mas são as exceções que confirmam a regra.
Em muitos casos, sai mais barato o teu negócio ser taxado em IRC do que em IRS (e a poupança pode ser ENORME). Se pesquisares um pouco sobre as taxas de IRS no Regime Simplificado, vais perceber facilmente porquê.
O ganho não é apenas fiscal, mas também de imagem!
Em muitos mercados, uma Empresa gera mais confiança junto dos teus Clientes (quando se trata de vendas de produtos, há a crença que uma Empresa é mais confiável). Em determinados mercados, como os serviços em que a Marca é o próprio empresário, esta situação perde relevância, pois a confiança é gerada pela pessoa.
Portanto podemos afirmar que esta questão é uma grande falácia.
Reverter esta crenças é uma das primeiras tarefas, e das mais difíceis, que tenho quando início com um novo Cliente, pois o enquadramento fiscal do seu negócio deve ser o mais eficiente possível. Esta questão é importante, pois podemos libertar mais dinheiro para o negócio, só com o correto enquadramento legal/fiscal.
E tu? Tens a mesma Crença?
Se quiseres saber como enquadrar o teu negócio de forma a conseguires alguma poupança fiscal, contacta-nos!
0 comentários